Ao comprar um veículo novo ou seminovo certificado, você terá uma garantia limitada do fabricante. Isso basicamente significa que a montadora garante que o carro está livre de defeitos e cumprirá a promessa de que nenhum dos componentes cobertos apresentará defeito dentro de um determinado período de tempo ou uso. Essa garantia “de para-choque a para-choque” cobre tudo o que está sob o capô e também pode se aplicar a itens como bancos elétricos, componentes eletrônicos e outros acessórios. O fabricante também pode oferecer uma garantia para o conjunto propulsor, que cobre o motor e a transmissão.
Essas garantias são chamadas de “limitadas” porque expiram após um determinado período de tempo ou quilometragem. Normalmente, a garantia do fabricante cobre pelo menos 3 anos ou 48.000 km (o que ocorrer primeiro), embora a cobertura possa se estender consideravelmente por mais tempo para garantias de trem de força. É nessa expiração da garantia do fabricante que entra um plano de proteção veicular.
Um plano de proteção veicular (também conhecido como “contrato de serviço veicular”) é uma cobertura adicional que você pode adquirir para maior tranquilidade e que cobre serviços de reparo e manutenção após o término da garantia. Embora esse tipo de plano seja frequentemente chamado de “garantia estendida”, esse termo é, na verdade, um equívoco. As garantias são garantias do fabricante contra defeitos, enquanto os planos de proteção veicular são oferecidos por um custo extra pela sua concessionária ou por terceiros e funcionam mais como apólices de seguro. Essas apólices ajudam a cobrir os custos de reparos do veículo, caso algo dê errado.

Um olhar mais atento aos planos de proteção de veículos
É fácil entender por que um plano de proteção veicular costuma ser chamado de garantia estendida: os serviços cobertos pela garantia inicial do fabricante costumam ser copiados pelo plano de proteção. A diferença prática é que um plano de proteção veicular mantém a cobertura do seu veículo por muito tempo após o término da garantia.
Dependendo do plano de proteção veicular, você poderá tê-lo em vigor juntamente com a garantia limitada do fabricante. Isso pode ser uma boa ideia se ele cobrir coisas que a sua garantia não cobre. Muitos planos oferecem assistência na estrada se você ficar preso devido a uma pane mecânica e reembolso pelo aluguel de um carro que você usar enquanto seu carro estiver na oficina. Aqui oferecemos uma variedade de serviços, desde trocas de óleo vitalícias, reparos de rodas e pneus até serviços de reparo de veículos que incluem serviço na estrada. Saiba como funciona o nosso processo de compra de carro sem estresse.
Custos e fatores do Plano de Proteção de Veículos/Garantia Estendida
Para obter proteção veicular em um plano de proteção veicular, você geralmente paga uma taxa inicial. Essa taxa pode variar de algumas centenas de dólares a mais de 1.000 dólares. Esse custo é determinado por vários fatores, incluindo a marca e o modelo do seu carro, se o carro é novo ou usado, a duração do contrato e o que ele cobre. Quando precisar exercer seu contrato de serviço para reparos no veículo, você pagará uma franquia, semelhante a uma apólice de seguro.
Seu plano de proteção pode ser adquirido diretamente na concessionária ou por meio de uma empresa terceirizada. Ter um plano de proteção veicular na concessionária pode garantir que ela utilize peças originais do fabricante (OEM), embora você possa ser obrigado a obter serviços licenciados em uma de suas oficinas autorizadas. Por outro lado, obter um contrato de manutenção veicular com uma empresa que não seja a concessionária nem o fabricante pode lhe dar mais flexibilidade quanto ao local onde você pode fazer a manutenção do seu carro e pode oferecer preços potencialmente mais baixos.

Ao considerar a aquisição de um plano de proteção veicular, há algumas coisas que você deve perguntar e observar nas letras miúdas:
-
O plano é transferível? Se você decidir vender seu carro e isso fizer com que o plano expire, você pode não ter aproveitado o investimento. Se você conseguir transferir seu plano para o seu novo carro, poderá obter algum benefício adicional.
-
Onde você pode levar seu carro para fazer a manutenção? Se você estiver restrito apenas à sua concessionária e à sua rede, isso pode não ser um problema para você, nem tornar as coisas frustrantes, dependendo da sua situação. Você pode ficar tranquilo sabendo que tem uma ampla gama de centros de serviço para escolher, onde quer que esteja.
-
É redundante? É possível que o seu seguro auto cubra alguns dos mesmos aspectos do plano de proteção que você está considerando. Se o seu seguro cobre aluguel de carros ou assistência em viagem, por exemplo, você pode não querer contratar esse plano específico.
-
Entenda a franquia. É uma franquia “por visita” ou “por reparo”? Isso pode afetar o custo total da manutenção ou do conserto.
-
Pesquise a operadora. Se você estiver procurando por serviços de terceiros em vez de ir até a concessionária, verifique a reputação da empresa. Não assine contrato com uma empresa em que você não confia ou que acha que pode não estar disponível quando você precisar dela.
Vale a pena contratar um plano de proteção veicular? Isso depende de vários fatores. Alguns que vale a pena considerar são:
-
Quais peças e serviços a garantia do fabricante cobre;
-
Quanto tempo dura a garantia;
-
Por quanto tempo você planeja ter o carro;
-
Como você dirige; e
-
Seu orçamento
Se você acha que pode vender seu carro em poucos anos, sua garantia básica pode ser tudo o que você precisa. Se você costuma fazer viagens curtas ou pouco frequentes e não espera realmente colocar o veículo à prova, pode não precisar de reparos com frequência suficiente para justificar o custo de um plano de proteção. Mas um plano de proteção veicular pode ser ideal para você se prevê reparos caros no futuro ou gosta da tranquilidade de benefícios extras, como assistência na estrada e a certeza de que há uma rede de segurança caso algo dê errado.
Se você está procurando um veícu