Uma cotação de seguro de automóvel é uma estimativa do valor que você pagará por um prêmio de seguro de automóvel. Ela também detalha os custos e limites de coberturas individuais. Uma cotação completa também pode aplicar descontos para aqueles que você se qualifica e oferecer planos de pagamento de contas.
Solicitar orçamentos é uma parte essencial da compra de seguro de automóvel . Para tomar uma decisão informada, sempre solicite orçamentos de várias seguranças antes de comprar uma apólice.
Principais extensões
- Uma cotação de seguro de automóvel estima quanto será seu prêmio.
- Você pode obter cotações de um corretor, de um agente ou do site de uma empresa.
- Você precisará fornecer informações sobre você e seu carro, e o seguro verificará seu histórico de direção.
- As cotações levam em consideração fatores de risco refletidos no seu histórico de reivindicações, quilometragem anual dirigida, experiência de direção, coberturas e histórico de direção, entre outros.
- Obter cotações de diversas seguradoras permite que você compare preços e coberturas que cada seguro pode oferecer.
Fonte de reprodução: Youtube Angélica – Avant Seguros
Fatores que afetam as cotações de seguro de automóveis
Embora uma cotação de seguro de automóvel possa não fornecer um valor exato de quanto você pagará pela cobertura , ela pode fornecer uma estimativa aproximada do prêmio concedido por uma proteção.
Tradicionalmente, as seguradoras determinam os prêmios com base nas taxas e na subscrição , o processo pelo qual um provedor avalia o risco de um solicitante e a probabilidade de ele reivindicar o registrador .
Por exemplo, um motorista que tem infrações de trânsito e acidentes de trânsito em seu registro de direção é visto como alguém com risco maior do que aquele que tem um registro de direção limpo e geralmente terá um prêmio mais alto. Os prêmios podem variar ao longo da vigilância de uma polícia, com base em mudanças no nível de risco.
Fatores de classificação comuns incluem:
- Idade
- Quilometragem anual
- Histórico de declarações
- Coberturas
- Histórico de crédito
- Franquias
- Experiência de condução
- Registro de condução
- Gênero
- Localização
- Estado civil
- Cobertura de seguro de automóvel anterior
- Marca e modelo do veículo
- Uso de veículo (pessoal ou comercial)
Às vezes, você pode reduzir seu prêmio, resultando no risco que você representa para a segurança. Por exemplo, se você alugar um apartamento em um local com altas taxas de roubo de automóveis, você poderá receber um prêmio menor se mudar para um bairro mais seguro. Sua localização também pode representar um risco maior se você mora em uma área propensa a condições climáticas severas, como inundações, tempestades de granizo, furacões e tornados.
Você também pode diminuir seus impostos aumentando sua franquia — a parte do sinistro que você deve pagar do seu bolso — ou eliminando coberturas adicionais das quais não precisa.
Um número crescente de seguros agora oferece programas de seguro com base no uso (UBI) , que definem benefícios com base nos hábitos de direção do motorista. Por exemplo, para motoristas que mantêm hábitos de direção seguros, evitando viagens noturnas, paradas bruscas e excesso de velocidade, um programa UBI pode oferecer um prêmio menor do que uma apólice de seguro com classificação convencional.
Associação Nacional de Comissários de Seguros. “ Centro de Política de Seguros e Pesquisa: Seguro Automóvel .”

Onde obter uma cotação de seguro automotivo
Ao buscar cotações de seguro de carro, aborde uma tarefa com uma estratégia abrangente. Você pode obter cotações de várias maneiras:
- Por telefone ou pessoalmente com um agente de seguros
- Pela internet de operadoras nacionais e regionais
- Por telefone ou online, com agentes ou corretores de seguros independentes
Ao solicitar orçamentos, siga sempre algumas regras básicas para garantir que você obtenha as melhores estimativas possíveis e evite armadilhas:
- Solicite orçamentos de diversas seguradoras de automóveis para determinar qual fornecedor atende melhor ao seu orçamento e às suas necessidades.
- -se de que a segurança certifique-se de ter licença para vender apólices de seguro de automóvel em seu estado. Muitos departamentos estaduais de seguros oferecem recursos on-line que permitem que você acesse o status da licença de uma segurança.
- Ao solicitar orçamentos, responda com sinceridade a todas as perguntas sobre seu histórico e registro de direção, o tipo de veículo que você possui e com que frequência e para quais propósitos você o utiliza.
- Solicitar cotações de seguro exige que você envie informações pessoais. Para cotações por telefone, demonstre-se que está a falar com um agente de seguros licenciado. Ao solicitar cotações on-line, certifique-se de que o site tenha uma conexão segura e criptografada.
- Informe-se sobre descontos para quais você pode se qualificar.
- Depois de receber suas cotações, compare coberturas, descontos e taxas.
Antes de comprar um carro novo, sempre faça cotações de seguro de automóvel para a marca e o modelo que você deseja comprar. Alguns veículos custam mais do que outros para retenção, geralmente por causa de sua taxa de roubo. Por exemplo, em 2021, muitos dos veículos mais comumente possuídos no mercado estavam entre os mais populares entre os ladrões de carros.

Informações que você precisa para obter uma cotação de seguro automotivo
O processo de cotação varia de acordo com a segurança, mas muitas empresas são desativadas para que você envie informações pessoais, como:
- Nome
- Endereço
- Informações de contato
- Data de nascimento
- Registro de acidentes e multas
- Número da carteira do motorista
- Gênero
- Estado civil
Você também precisará fornecer informações pessoais de qualquer outra pessoa que dirija seu carro regularmente, ou que possa incluir seus números de Seguro Social . Uma segurança também pode exigir que você forneça os nomes e dados de nascimento de outras pessoas em sua casa, mesmo que elas não dirijam seu automóvel.
Além das informações pessoais, você precisará fornecer informações detalhadas sobre o carro que deseja segurar, incluindo:
- Fazer e modelar
- Ano de fabricação
- Tipo de corpo
- Histórico de cobertura
- Informações financeiras ou de arrendamento
- Local de estacionamento (garagem coberta, garagem segura, rua, etc.)
- Dados de compra
- Proprietário registrado
- Quilometragem semanal
- Número de identificação do veículo (VIN)
Se você já tem seguro de automóvel, mas está procurando uma nova operadora, pode ser necessário fornecer informações sobre sua polícia atual, como suas coberturas, limites e franquias. Você pode encontrar informações sobre sua cobertura na página de declarações de sua apólice.

Tipos de cobertura de seguro automotivo
Decidir quanta cobertura você precisa dependerá dos requisitos legais do seu estado e de suas necessidades e obrigações pessoais.
Coberturas de Responsabilidade Civil
A maioria dos estados exige que você tenha níveis mínimos de cobertura de seguro automotivo, que podem incluir:
- Responsabilidade por danos corporais : Quando você é considerado prejudicado por um acidente, esse tipo de cobertura ajuda a pagar os custos médicos do motorista e dos passageiros de outro veículo. No entanto, a cobertura de responsabilidade por danos corporais não paga as despesas médicas suas ou dos seus passageiros.
- Responsabilidade por danos materiais : Se você causar um acidente que danifique a propriedade de outra pessoa, como um carro, prédio ou cerca, a cobertura de responsabilidade por danos materiais ajuda a pagar para devolver ou substituir. Este tipo de cobertura não paga para renovar ou substituir seu automóvel.
Ambos os tipos de cobertura de responsabilidade protegem o segurado e todos os motoristas listados. Em alguns estados, uma polícia também pode cobrir lesões e danos causados por um motorista não listado que dirige seu automóvel com sua permissão.
Alguns estados limitam limites baixos de cobertura de danos corporais e materiais, o que pode não fornecer proteção financeira suficiente. Por exemplo, a Califórnia exige que os motoristas tenham apenas US$ 15.000 em seguro de automóvel de responsabilidade civil por danos corporais para lesões a uma pessoa, o que provavelmente não cobriria os custos de danos graves.Sempre compre cobertura de responsabilidade civil suficiente para proteger todos os seus ativos de uma possível apreensão para pagamento. Se você não tiver certeza de quanta cobertura precisa, peça orientação ao seu agente de seguros.

Pagamentos médicos e coberturas de proteção contra danos pessoais
Alguns estados desabilitam que os motoristas adquiram coberturas que os ajudem a pagar as despesas médicas deles e de seus passageiros após um acidente coberto.
- Pagamentos médicos : Este tipo de cobertura ajuda a pagar os custos médicos de seus passageiros e de seus passageiros.
- Proteção contra danos pessoais (PIP) : também chamado de seguro sem culpa , o PIP ajuda a cobrir os custos médicos de você e seus passageiros e pode cobrir custos funerários ou lesões perdidas.
- Pagamentos médicos excedentes : se você tiver o PIP, a cobertura de pagamentos médicos excedentes ajuda a pagar custos que excedem seu limite do PIP.

Coberturas para motoristas sem seguro e com seguro insuficiente
Se você se envolveu em um acidente com um motorista que tem seguro de carro insuficiente ou sem cobertura, esses tipos de cobertura podem ajudar a pagar suas despesas. Percebendo a necessidade de proteger os proprietários de carros, muitos estados desativados para que os motoristas tenham certas coberturas de motoristas sem seguro e com seguro insuficiente.
- Danos corporais de motorista sem seguro: Esta cobertura pode ajudar a pagar as despesas médicas de você e de seus passageiros se você estiver envolvido em um acidente com um motorista sem seguro. Ela também estende a cobertura se um motorista que colidir com seu veículo.
- Danos materiais causados por motorista sem seguro : se um motorista sem seguro colidir com seu carro, esta cobertura pode ajudar a pagar o reparo ou a substituição do carro.
- Motorista com seguro insuficiente : quando um motorista com cobertura insuficiente causa um acidente com seu automóvel, essa cobertura pode ajudar a pagar os custos médicos de você e de seus passageiros.
As coberturas e limites de cobertura são obrigatórios, variam de acordo com o estado. Embora seu estado possa não exigir um certo tipo de proteção, sua segurança pode oferecer-lhe como uma cobertura opcional.

Coberturas de Colisão e Abrangentes
As leis estaduais não proíbem que você compre coberturas que protejam seu veículo. Mas se você financiar ou arrendar seu carro , uma empresa de leasing ou credor provavelmente exigirá que você tenha coberturas de detalhes e integrações durante a vida do empréstimo.
- Colisão : Após um acidente coberto, uma cobertura de incidentes pode ajudar a pagar o reparo do seu automóvel. Se a garantia declarar seu veículo como perda total , a cobertura de cobertura geralmente paga seu valor depreciado, conhecido como valor real em dinheiro.
- Abrangente : Este tipo de cobertura ajuda a pagar por perdas causadas por perigos que não sejam uma proteção. Por exemplo, uma cobertura abrangente pode ajudar a pagar para substituir um veículo roubado ou destruir um danificado em uma enchente.
As coberturas de detalhadas e abrangentes geralmente possuem franquias separadas.

Coberturas Opcionais
Muitas seguros oferecem coberturas adicionais que ajudam você a evitar despesas caras do seu próprio bolso.
- Seguro de lacuna : se você comprar um automóvel novo e perdê-lo enquanto ainda estiver pagando um empréstimo, o seguro de lacuna pode ajudar a pagar a diferença entre o valor da liquidação do seguro e o valor que você ainda deve ao credor.
- Reembolso de aluguel de carro : após um acidente coberto, essa cobertura pode ajudar a pagar o custo de um carro alugado enquanto você estiver na oficina.
- Assistência na estrada : Algumas operadoras oferecem cobertura opcional de assistência na estrada, que ajuda você a voltar à estrada após um painel. A cobertura básica geralmente inclui serviços de desencarceramento, entrega de combustível, bloqueio, troca de pneus e reboque.
Fonte: https://diaonline.ig.com.br/2024/06/03/melhores-empresas-de-protecao-veicular-2024/